O menino e a caverna



“Não me gritas esperando resposta”
– Disse a caverna ao menino –
“Se busca aqui teu consolo”
“Ofereço-lhe então desatino”

“Não vim inquietar teu sossego”
– Respondeu o menino assustado –
“Suplico apenas um instante”
“Não renegas o meu chamado”


“Tu és uma tola, jovem criança”
 – a caverna então gargalhou –
“Não adiantas replicar inquieta”
“Tua lamúria não me alcança”
 
“Apenas uma questão, eu prometo”
– sem titubear, insistiu bravamente –
“À tua inquestionável sabedoria apelo”
“Apenas uma questão e parto contente”


“Para que nem menor sombra de ti reste”
“Concedo-lhe uma breve interrogação”
“Apressa-te as tuas palavras” – disse ela –
“Antes que eu mude de opinião”
 
“Mas deixo em bom tom meu alerta”
– a caverna continuou divagando –
“Seja prudente em tua alocução”
“Pois o que for que de mim retorne”
“É tua alma em eco soando”

“Ora!” – irritado, o menino deu meia volta –  
 “De que me serve uma resposta sabida?!”
– sem entender o que a caverna dizia –
– o jovem inquieto tomou a saída –
 
“Meu eco é espelho do teu espírito”
– a caverna observava o menino partir –
“O medo de confirmar o que já sabes”
“Apenas alimenta o engano em ti”

Shinji

Nenhum comentário:

Postar um comentário